Eu posso, você não

Se você obriga alguém a te dar dinheiro mediante violência ou grave ameaça, comete crime de roubo.
Se eu faço isso mediante a ameaça de encarceramento, não há crime, apenas cobrança de impostos.

Se você recebe produtos roubados, comete crime de receptação.
Se eu faço isso, não há crime, apenas apreensão.

Se você se junta com amigos para fazer isso, vocês cometem crime de formação de quadrilha.
Se eu faço isso, é apenas o cumprimento de lei.

Se você oferece serviços não solicitados às pessoas e cobra taxas obrigatórias, comete crime de extorsão.
Se eu faço isso, não há crime, apenas manutenção de serviço público.

Se você emite ou destrói dinheiro, comete crime fiscal.
Se eu faço isso, não há crime, apenas manutenção de ‘necessidades econômicas’.

Se você obriga alguém a trabalhar durante um ano sob ameaça, comete crime de sequestro e trabalho forçado.
Se eu faço isso, não há crime, apenas serviço militar.

Se você aponta uma arma pra alguém na rua e procura por coisas no corpo dela, comete os crimes de ameaça, assédio, constrangimento, etc.
Se eu faço isso, não há crime, apenas o procedimento padrão de revista.

Se você delimita um pedaço de terra e o documenta como sendo sua propriedade, comete crime de grilagem.
Se eu faço isso, não há crime, apenas demarcação de território.

Se você e a maioria das pessoas em uma sala concordam em espoliar alguém da sala, vocês cometem crime de roubo.
Se eu faço isso, não há crime, apenas a manifestação da democracia.

Se você entra em um shopping e destrói uma loja, comete crime de dano.
Se eu faço isso com um comerciante de rua, não há crime, apenas cumprimento de ordens.

Se você invade a casa de alguém, comete crime de violação de domicílio.
Se eu faço isso com uma autorização emitida por mim mesmo, não há crime, apenas cumprimento de mandado.

Se você destrói a cerca de um terreno para se apropriar dele, comete crime de alteração de limites.
Se eu faço isso, não há crime, apenas desapropriação (ou, internacionalmente, expansão territorial).

Quem sou eu? A maior organização criminosa que já existiu no planeta.

Escrito em meados de 2017

Deixe um comentário